13.1.14

Pele bonita de dentro para fora

Independentemente dos bons cremes que possamos utilizar para ajudar a nossa pele a ficar mais bonita, convém ter sempre presente que, no que diz respeito ao corpo humano, os resultados surgem essencialmente de dentro para fora. Afinal, nós somos o resultado daquilo que comemos, não é? Uma boa alimentação é essencial para nos mantermos saudáveis e isso reflecte-se também na nossa pele. Eis então uma lista que vos trago hoje com 10 alimentos que ingeridos diariamente contribuem em muito para uma pele bonita e saudável.

1.
Os pimentos vermelhos contêm vitamina C e quantidades significativas de fibra e de vitamina B6. Além disso, é um alimento rico em carotenóides que podem ajudar a prevenir rugas e a estimular a circulação sanguínea para a pele. Também são óptimos para combater o acne.

2.
O chocolate preto é rico em antioxidantes e flavenóides que promovem uma pele brilhante. Os antioxidantes presentes no chocolate ajudam a reduzir a aspereza da pela e a protegê-la contra os danos causados pelo Sol. Além disso, o cacau relaxa as artérias e promove a circulação sanguínea.

3.
O salmão é rico em ómega 3 e ácidos gordos que são excelentes para combater a inflamação, rugas e acne. Além disso, comer salmão contribui para o couro cabeludo hidratado e promove um cabelo forte e saudável.

4. 
O óleo de côco é uma das fontes mais ricas em gordura saturada. Este produto contém ácido hialurónico, um poderoso agente anti-bacteriano e anti-viral, que nos protege de infecções, inflamação e acne. O óleo de côco também é rico em ácidos gordos essenciais e vitamina E, que ajudam a manter a pele macia e sem rugas.

5.
Além dos inúmeros benefícios já conhecidos do chá verde, esta bebida é uma boa fonte de antioxidantes e um aminoácido, a L-teanina, que ajuda a relaxar o corpo, a melhorar o sono e a diminuir o stresse e a ansiedade.

6.
As sementes de chia, de cânhamo, de girassol, de abóbora e sementes de linhaça são todas aliadas da pele. As sementes de abóbora e de girassol são ricas em selénio, vitamina E, magnésio e proteína. Combatem as rugas e reduzem os níveis de stresse. Os ácidos gordos e ómega 3 presentes na linhaça, na chia e nas sementes de cânhamo são essenciais para combater as rugas e acne.

7.

O aipo contém vitamina K, que mantém a circulação sanguínea saudável e ajuda a reduzir a pressão arterial elevada que, por sua vez, reduz os níveis de stresse, factor que pode prejudicar a pele. O aipo também contém sódio, potássio e água, elementos que ajudam a prevenir a desidratação, situação que pode causar secura, descamação e rugas.

8.
A papaia tem inúmeros benefícios nutricionais e é uma aliada da beleza e da saúde da pele. Os nutrientes antioxidantes encontrados na mesma, que incluem vitaminas C e E e betacaroteno, são óptimos para reduzir a inflamação e o acne. Além disso, a vitamina C também pode proteger a pele de danos causados pela exposição solar.

9.
As cenouras são boas amigas da pele. São ricas em betacaroteno, que é convertido em vitamina A no fígado. O betacaroteno é uma substancia com acção antioxidante combatendo, desta forma, os danos celulares e ajudando a retardar o envelhecimento das células. A vitamina A previne a formação precoce de rugas, acne, pele seca, pigmentação, manchas e tom de pele irregular. Também reduz o risco de desenvolvimento de células de cancro de pele.

10.
Os espinafres são um alimento muito saudável e rico em nutrientes, pelo que devemos incluí-lo na nossa dieta. É uma boa fonte de ferro, ácido fólico, clorofila, vitamina E, magnésio, vitamina A, fibras, proteínas vegetais e vitamina C. Devido às suas capacidades antioxidantes, este alimento combate todos os tipos de problemas de pele.

E claro que a tudo isto devemos agregar uma boa ingestão de água diariamente (cerca de 1,5 a 2 litros), pois ajuda a hidratar a pele de dentro para fora e a purificar o organismo.

1 comentário: