15.8.14

Depois disto vão querer usar protector solar todos os dias

Desde crianças que somos consciencializados para a importância do uso de protector solar. Desde logo pelas mães, que adoram untar-nos com protector solar mais do que uma torrada com manteiga (que chatice!). Os dermatologistas recomendam o uso de protector solar durante todo o ano, já que os raios ultravioleta não tiram férias e estão aqui todo o ano prontinhos a causar danos na nossa pele se não soubermos protegê-la devidamente. Eu sou o mau exemplo de pessoa muito branca que nunca gostou de usar protector solar, em circunstância alguma, e muito menos na praia que era o lugar ideal para conseguir uma corzinha. Portanto, afastem o protector solar de mim, por favor (burrice!)! Lá tinha de andar a minha mãe sempre atrás de mim com a garrafa de protector solar. Este era o meu pensamento até há uns anos atrás, antes de me tornar uma pessoa, felizmente, mais informada e responsável. Mesmo assim confesso que não sou pessoa que usa protector solar no dia-a-dia. Só em casos de idas à praia ou à piscina, no verão. 

Pois bem, depois de ver o vídeo que vos quero mostrar hoje, vou começar a usar protector solar 365 dias por ano ou 366 nos anos bissextos. Com este vídeo, o realizador Thomas Leveritt quis chamar a atenção de várias pessoas que passavam na rua para a "verdadeira" pele delas, expondo os danos do sol que ainda não se manifestaram na pele, mas que podem ser vistos através de uma câmara que capta luz ultravioleta. Ninguém está à espera do que vai ver! Mais interessante ainda foi ver a mudança na pele dessas mesmas pessoas sob a câmara ultravioleta após colocarem protector solar. O protector solar bloqueia os raios UV e portanto a pele aparece a preto, assim como acontece com as lentes dos óculos.



Não restam dúvidas quanto à importância e à eficácia do protector solar, pois não? Vá, encham-se lá de protector. Agora!


1 comentário: