5.2.14

Quarto ao estilo escandinavo

Olá olá! Há fãs de decoração por aqui? :)
Eu adoro perder-me no meio de fotos de decoração de interiores, de idealizar cada uma das divisões de uma futura casa minha e tirar algumas ideias e inspiração para deixar o meu espaço actual o mais bonito e confortável possível. Desde que saí da minha casinha para ir para a universidade, onde tive de partilhar casa com várias pessoas, que o quarto passou a ser o lugar da casa onde passo a maior parte do tempo (quando estou em casa) e o único sítio onde tenho a liberdade de decorar ao meu gosto. Por esse motivo, o quarto é um espaço ao qual gosto de dar especial atenção quando entro no fantástico universo da decoração de interiores. Tal como o meu caso, estou certa de que para muitas de vocês o quarto também é o espaço da casa que mais usam e, claro, aquele que mais reflecte a personalidade de cada uma.
Um estilo decorativo que me desperta muito a atenção pela simplicidade, tranquilidade e aconchego que transmite, é a decoração ao estilo escandinavo. 


É de notar o branco e tons neutros, como cinza e nudes, como cores base (paredes, chão e tecto) na decoração escandinava, o que confere ao espaço um ambiente tranquilo e relaxante. É neste meio que se vão fazer destacar elementos decorativos coloridos, como almofadas, abajures, quadros, tapetes, etc, que permitem quebrar a monotonia dos tons nude.
É importante abusar da luz natural, através de janelas amplas, ou pelo menos com cortinados em cores claras que possibilitem uma boa entrada da luz e permitam as paredes neutras "brilhar".
 
Outra característica fundamental neste tipo de decoração, e talvez a mais difícil para muitas pessoas, é a organização, que já por si é facilitada pela simplicidade característica deste estilo decorativo. De qualquer forma, é de evitar ter o quarto "de pernas para o ar" já que quebraria a paz e tranquilidade que se pretende.
As cores, tipos de tecido e texturas dos mesmos são um aspecto importante para tornar o quarto mais quente e acolhedor.

Espero que tenham gostado! :)

2 comentários: